Logotipo da PJE, Lda. Construção Civil e Obras Públicas
Imagem da Obra Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Necuto
Imagem da Obra Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do NecutoImagem da Obra Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do NecutoImagem da Obra Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do NecutoImagem da Obra Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Necuto

Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Necuto

Cliente : N/A

Início : 2000 - Término : 2000

Descrição da Obra

Objecto do contrato:O sistema em construção atenderá uma população estimada de 7 mil habitantes, distribuída em 16 aldeias, e tem 6 componentes principais: O Sistema de captação de água no Rio Lunzala. A adutora de água bruta. A Estação de tratamento de Água.

A captação de água envolve o desvio do Rio Lunzala, para permitir a construção de Uma barragem em betão, de modo a assegurar uma lâmina de água permanente de cerca de 1,2 metro acima dos tubos perfurados de captação, instalados em caixa de betão coberta por burgau. Os tubos conduzem as águas por gravidade até dois poços de captação, onde operam duas electro - bombas submersíveis, cada qual capaz de bombear de forma independente para a ETA o caudal de 100 m3/h.

A adutora de água bruta tem 182 metros de extensão, em tubos PEAD de diâmetro de 150mm.

A ETA foi projectada pela sua subcontratada GeoInter especificamente para o sistema do Necuto, tendo em conta três premissas: ser do tipo convencional, operar em todas as etapas de tratamento por gravidade e ter capacidade de tratar 100 m3/h. A ETA é composta por caixa de entrada da água bruta, floculadores, decantadores, filtros, câmara de controlo dos filtros, reservatório de água tratada de forma octogonal, com capacidade de 250 m3 e estação de bombeamento. O espaço da ETA abriga ainda a casa de química, o centro de controlo da ETA,a residência do operador, o gerador e o depósito de combustível, além dos arranjos teriores.

A adutora de água tratada tem cinco secções principais:

Da ETA até o reservatório de Chimbenza II, com distância de cerca 1,6km;
Desde reservatório até o de quebra de pressão, distante cerca de 1,0 km;
Deste reservatório até a aldeia de Bata Nkazo, final Sul da adutora principal, com 11,9 km de extensão;
Da ETA ao reservatório de Chimbenza ı, com cerca de 0,7 km de extensão;
Deste reservatório até Congo Butuno, final Norte da adutora principal, com cerca de 1,4 km de extensão.

A adutora, desta forma, tem uma extensão total de 16,6km, com diâmetros de tubos em PEAD variáveis, de 150 a 50 mm, respectivamente do seu inicio para o fim.

Os reservatórios de água tratada e de quebra de pressão são em betão armado, também com projecto executivo detalhado executado pela Geointer. O reservatório de água tratada tem capacidade de 250m3, em forma octogonal. A distribuição é composta por ramais até os 38 chafarizes simples, os 21 chafarizes combinados e as 25 ligações domiciliárias projectadas.