Logotipo da PJE, Lda. Construção Civil e Obras Públicas
Imagem da Obra Mercado São Pedro
Imagem da Obra Mercado São PedroImagem da Obra Mercado São PedroImagem da Obra Mercado São PedroImagem da Obra Mercado São Pedro

Mercado São Pedro

Cliente : Governo Provincial de Cabinda - Direcção Provincial das Obras Públicas.

Início : 2006 - Término : 2012

Descrição da Obra

Resumo dos dados da obra: Construção de 5 galpões destinados ao comércio e prestação de serviços totalizando uma área de 10.182 m2, distribuídos da seguinte forma:

Edificações de apoio, totalizando uma área de 754 m2, distribuídos da seguinte forma:
12 Quartos de banho para o público, com 42,60 m2 cada;

1 Refeitório para funcionários, com 87,40 m2;

1 Vestiário para funcionários, com 42,60 m2;

2 Subestações de energia, com área total de 97 m2;

2 Guaritas de segurança, com área total de 8 m2;

Estacionamentos de dois tipos: um para veículos particulares, com capacidade estática para 166 veículos e área total de 4.806 m2, e outro destinado para carga e descarga dos produtos agrícolas comercializados no Galpão C, com área de 2.670 m2.

Quartos de banho com ambientes separados para homens e mulheres, e todos eles possuem ambiente reservado para portadores de necessidades especiais, todos com rampas para facilitar o acesso.

Sistema de abastecimento de água com furo exclusivo, equipado com moto-bomba com vazão de 25 m3/h. Construção de 2 reservatórios elevados com 10 metros de altura e capacidade de armazenamento de 15 m3 cada, para além dos reservatórios elevados, foram instalados 4 unidades de caixas de água de 1.000 litros cada, sobre as placas das casas de banho, refeitório e vestiário, com capacidade total de armazenamento de 86.000 litros, e por serem elevados, permitem o abastecimento de todo o mercado por gravidade. Foi executado mais de 2.000 mil metros de tubagem no armazenamento e distribuição da água, com tubo PVC NBR 5648 nos diâmetros de 85 mm, 75 mm, 60 mm, 50 mm, 40 mm, 32 mm e 25 mm.

Sistema de saneamento para esgotamento sanitário e drenagem das águas pluviais. O esgoto sanitário é colectado através de caixas de coleta e conduzidos através de tubo PVC reforçado com declividade suficiente para o seu escoamento até os 2 conjuntos de fossas sépticas e filtros anaeróbios, um conjunto para o escoamento dos esgotos dos galpões A, B e C, e outro para o escoamento dos esgotos dos galpões D e E. A drenagem das águas pluviais é colectado através dos pisos com declividade que conduzem a água até as caixas de colecta internas e externas aos galpões, destas caixas de colecta partem em condutas de PVC reforçado com declividade suficiente para o seu escoamento até os poços de visita dos arruamentos do entorno do mercado.

Sistema de abastecimento de energia eléctrica. Foi construído duas subestações de energia eléctrica, com a instalação de dois geradores de 230 KVA cada, com capacidade de suprir toda a demanda de energia eléctrica prevista para o mercado.

Sistema de combate à incêndio. Executado em tubagem de ferro galvanizado com diâmetro de 3'', com a instalação de 23 hidrantes com duas mangueiras de 15 metros cada, dispostos na área externa ao longo dos galpões A, B, C, D e E. Além de 132 extintores de incêndio portáteis, sendo: 64 unidades de água pressurizada e 68 unidades de CO2, dispostos na área interna dos galpões A, B, C, D e E, e também nas subestações, refeitório e restaurantes.

Sistema de protecção de descargas atmosféricas, com a instalação de dois pára-raios nos topos dos reservatórios elevados e 22 hastes de aterramento, conectados à estrutura metálica dos galpões que garantem o descarregamento no solo e a protecção dos equipamentos eléctricos.

Período de execução: Agosto de 2006 à Março de 2012.

Apoio Técnico na Construção: A GeoInter deu apoio à PJE durante a construção, com engenheiros e técnicos de sua equipa.